A palavra “psicologia” vem do Grego antigo psyque, que significa “mente”, e logos, que significa “conhecimento ou estudo”, sendo assim a psicologia é a ciência que estuda a mente e o comportamento, definida como “o estudo científico do comportamento e dos processos mentais”. A psicologia tenta investigar as causas do comportamento, usando procedimentos sistemáticos e objetivos de observação, medição e análise, apoiando em interpretações teóricas, hipóteses, generalizações e previsões.
Psicologia surgiu como uma disciplina científica em 1879, em Leipzig, na Alemanha, por Wilhelm Wundt (1832-1920). E a partir daí surgiu diferentes escolas de pensamentos e abordagens: Psicanálise; Psicologia Analítica de Jung ou Análise Junguiana; Behaviorismo ou Analítico Comportamental; Humanismo; Psicoterapia Corporal ou Reich; Cognitivo-Comportamental ou TCC; Gestalt-terapia.
A psicologia vai além da clínica, ela atua na educação, no jurídico, na organização empresarial, no social. Em cada espaço cumprindo um lugar de escuta, acolhimento, avaliação psicológica. E em diversos momentos da vida: estresse, luto, depressão, ansiedade, transição de carreira, sempre com o fim do auto conhecimento.
Mas a escuta do profissional da psicologia, mesmo com sua bagagem de conhecimentos teóricos e domínio de técnicas, só será efetiva, se for apenas uma alma humana, ouvindo outra alma humana (Carl G. Jung).